Uso correto dos equipamentos de segurança
Para garantir a proteção no trânsito e desfrutar de todo o prazer de pilotar uma motocicleta, é necessário utilizar equipamentos de segurança corretamente.
Mais do que essencial, o uso do capacete é obrigatório. Na hora de escolher o seu, alguns pontos devem ser observados: deve ser confortável e ajustado ao tamanho da sua cabeça, a viseira deve estar sempre limpa e sem riscos, deve ter adesivos reflexivos e deve ter o selo do Inmetro. Cores claras facilitam a visualização. Se ele apresentar trincas, deve ser substituído.
Para sua maior segurança, use roupas resistentes, ajustadas e de cores claras. Capas de chuva, luvas de couro e calçados de saltos baixos e solas de borracha também são indicados.
Transporte de passageiros
As primeiras medidas devem ser tomadas antes mesmo de a motocicleta entrar em movimento, como o uso dos equipamentos de segurança, as recomendações do manual do proprietário para o peso extra do garupa e as revisões em dia da motocicleta.
Durante o tráfego, ambos devem manter uma postura correta durante a pilotagem. Se o passageiro for inexperiente, é importante que o piloto o ensine como montar, como reagir nas frenagens, curvas e retomadas e como desembarcar da moto. O passageiro deve descer primeiro, sempre pelo lado esquerdo da moto.
Postura correta no trânsito, estratégias de condução e técnicas de frenagem
A segurança do motociclista no trânsito, a decisão e a execução de uma manobra com perícia exigem mais raciocínio que habilidade. Concentração e técnicas de condução possibilitam antever situações de risco e tomar decisões conscientes.
Observe o ambiente e respeite sempre as leis de trânsito, os seus limites e os da sua motocicleta. Pastilhas e lonas de freio também devem estar dentro dos parâmetros recomendados pelo manual do proprietário da motocicleta.
Pilotagem em condições adversas
Conhecer as técnicas de pilotagem segura e empregá-las com precisão, cautela e concentração são fatores importantes para que ele pilote com segurança durante a noite ou condições desfavoráveis da pista ou do clima.
Na Chuva
Ao pilotar sob chuva, o atrito do pneu com o solo diminui pela metade sendo aconselhável reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança em relação a outros veículos.
Pilotagem noturna
Pilotar à noite exige atenção redobrada, não só pela visão reduzida, mas também pela alteração na noção de profundidade e pelo ofuscamento causado pelos faróis de outros veículos. Reduza a velocidade e utilize a luz baixa.
Terrenos com ondulações
Em caso de terrenos com buracos, o motociclista deve levantar-se sobre as pedaleiras, segurar firme no guidão, ficar com os joelhos relaxados junto ao tanque e manter pulsos e braços prontos para receber o choque.
Derrapagens
Ao passar por essa situação, o motociclista deve manter as rodas girando com velocidade constante. Se possível, utilizar o pé como apoio para endireitar a moto. O melhor é reduzir a velocidade ao passar por um local desconhecido.
Pilotagem no trânsito urbano
É imprescindível ao motociclista conhecer as técnicas, ter precisão nos movimentos e muita atenção à sua volta para garantir uma pilotagem com segurança.
Além disso, o motociclista deve evitar os chamados pontos cegos, sempre sinalizar suas manobras e executá-las com firmeza e rapidez. Nunca exceda as suas habilidades, sempre mantenha uma velocidade condizente com o percurso e o pavimento e use a técnica de condução adequada com o local, o momento e as condições do trânsito.
Inspeção diária na motocicleta
Fazer uma vistoria na motocicleta diariamente antes de utilizá-la é fundamental para garantir uma pilotagem segura. Essa verificação leva poucos minutos e deve ser feita diariamente para assegurar a excelente conservação da motocicleta.
Pneus e Rodas
Confira a calibragem dos dois pneus e a presença de objetos presos, como cacos de vidro e pedras, ou se algum raio está quebrado, pois podem perfurar a câmara de ar.
Comandos e Cabos
Verifique a folga dos pedais dos freios e da alavanca da embreagem. Faça também o check-up da regulagem e lubrificação dos cabos de embreagem, do acelerador e do sistema de freios.
Freios
O sistema de freios tem que estar devidamente regulado e lubrificado. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido.
Luzes e Parte Elétrica
Observe se as luzes de freio, piscas, lanterna, farol e painel estão funcionando. Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, com penalidade na carteira de habilitação e multa.
Filtros de óleo e de ar
Deve-se atentar também para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar. Limpe, troque ou substitua-os de acordo com a tabela de manutenção do Manual do Proprietário de cada modelo.
Óleo e Combustível
Verifique o nível do óleo lubrificante do motor e preencha ou efetue a troca completa seguindo o Manual do Proprietário. Lembre-se também de verificar o nível do líquido de arrefecimento e se o combustível está chegando normalmente ao carburador.
Corrente
Para que o sistema de corrente, coroa e pinhão não seja prejudicado após a utilização em estradas de terra, ele deve ser lavado e lubrificado. Caso esteja solto ou tensionado, basta ajustar a folga de acordo com as especificações descritas no Manual do Proprietário.
Bateria
No caso de bateria não selada, é necessário verificar o nível da água e conferir se os terminais estão oxidados, limpando-os, posteriormente, com uma escova e com uma solução de água e vinagre.
Para ter certeza de uma viagem segura, é importante que todos esses cuidados em relação a cada componente da motocicleta sejam observados e que o motociclista leve consigo um kit extra, composto de jogo básico de ferramentas, câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira para o caso de qualquer imprevisto. É importante lembrar que, sempre que surgirem dúvidas, o melhor a fazer é consultar o Manual do Proprietário ou a rede de concessionárias Honda.