Uso correto dos equipamentos de segurança

Para garantir a proteção no trânsito e desfrutar de todo o prazer de pilotar uma motocicleta, é necessário utilizar equipamentos de segurança corretamente.

Mais do que essencial, o uso do capacete é obrigatório. Na hora de escolher o seu, alguns pontos devem ser observados: deve ser confortável e ajustado ao tamanho da sua cabeça, a viseira deve estar sempre limpa e sem riscos, deve ter adesivos reflexivos e deve ter o selo do Inmetro. Cores claras facilitam a visualização. Se ele apresentar trincas, deve ser substituído.

Para sua maior segurança, use roupas resistentes, ajustadas e de cores claras. Capas de chuva, luvas de couro e calçados de saltos baixos e solas de borracha também são indicados.

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Transporte de passageiros

As primeiras medidas devem ser tomadas antes mesmo de a motocicleta entrar em movimento, como o uso dos equipamentos de segurança, as recomendações do manual do proprietário para o peso extra do garupa e as revisões em dia da motocicleta.

Durante o tráfego, ambos devem manter uma postura correta durante a pilotagem. Se o passageiro for inexperiente, é importante que o piloto o ensine como montar, como reagir nas frenagens, curvas e retomadas e como desembarcar da moto. O passageiro deve descer primeiro, sempre pelo lado esquerdo da moto.

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Postura correta no trânsito, estratégias de condução e técnicas de frenagem

A segurança do motociclista no trânsito, a decisão e a execução de uma manobra com perícia exigem mais raciocínio que habilidade. Concentração e técnicas de condução possibilitam antever situações de risco e tomar decisões conscientes.

Observe o ambiente e respeite sempre as leis de trânsito, os seus limites e os da sua motocicleta. Pastilhas e lonas de freio também devem estar dentro dos parâmetros recomendados pelo manual do proprietário da motocicleta.

Pilotagem em condições adversas

Conhecer as técnicas de pilotagem segura e empregá-las com precisão, cautela e concentração são fatores importantes para que ele pilote com segurança durante a noite ou condições desfavoráveis da pista ou do clima.

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Na Chuva

Ao pilotar sob chuva, o atrito do pneu com o solo diminui pela metade sendo aconselhável reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança em relação a outros veículos.

Pilotagem noturna

Pilotar à noite exige atenção redobrada, não só pela visão reduzida, mas também pela alteração na noção de profundidade e pelo ofuscamento causado pelos faróis de outros veículos. Reduza a velocidade e utilize a luz baixa.

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Terrenos com ondulações

Em caso de terrenos com buracos, o motociclista deve levantar-se sobre as pedaleiras, segurar firme no guidão, ficar com os joelhos relaxados junto ao tanque e manter pulsos e braços prontos para receber o choque.

Derrapagens

Ao passar por essa situação, o motociclista deve manter as rodas girando com velocidade constante. Se possível, utilizar o pé como apoio para endireitar a moto. O melhor é reduzir a velocidade ao passar por um local desconhecido.

Pilotagem no trânsito urbano

É imprescindível ao motociclista conhecer as técnicas, ter precisão nos movimentos e muita atenção à sua volta para garantir uma pilotagem com segurança.

Além disso, o motociclista deve evitar os chamados pontos cegos, sempre sinalizar suas manobras e executá-las com firmeza e rapidez. Nunca exceda as suas habilidades, sempre mantenha uma velocidade condizente com o percurso e o pavimento e use a técnica de condução adequada com o local, o momento e as condições do trânsito.

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Inspeção diária na motocicleta

Fazer uma vistoria na motocicleta diariamente antes de utilizá-la é fundamental para garantir uma pilotagem segura. Essa verificação leva poucos minutos e deve ser feita diariamente para assegurar a excelente conservação da motocicleta.

Pneus e Rodas

Confira a calibragem dos dois pneus e a presença de objetos presos, como cacos de vidro e pedras, ou se algum raio está quebrado, pois podem perfurar a câmara de ar.

Comandos e Cabos

Verifique a folga dos pedais dos freios e da alavanca da embreagem. Faça também o check-up da regulagem e lubrificação dos cabos de embreagem, do acelerador e do sistema de freios.

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Freios

O sistema de freios tem que estar devidamente regulado e lubrificado. Se o freio for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido.

Luzes e Parte Elétrica

Observe se as luzes de freio, piscas, lanterna, farol e painel estão funcionando. Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, com penalidade na carteira de habilitação e multa.

Filtros de óleo e de ar

Deve-se atentar também para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar. Limpe, troque ou substitua-os de acordo com a tabela de manutenção do Manual do Proprietário de cada modelo.

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Óleo e Combustível

Verifique o nível do óleo lubrificante do motor e preencha ou efetue a troca completa seguindo o Manual do Proprietário. Lembre-se também de verificar o nível do líquido de arrefecimento e se o combustível está chegando normalmente ao carburador.

Corrente

Para que o sistema de corrente, coroa e pinhão não seja prejudicado após a utilização em estradas de terra, ele deve ser lavado e lubrificado. Caso esteja solto ou tensionado, basta ajustar a folga de acordo com as especificações descritas no Manual do Proprietário.

Bateria

No caso de bateria não selada, é necessário verificar o nível da água e conferir se os terminais estão oxidados, limpando-os, posteriormente, com uma escova e com uma solução de água e vinagre.

Para ter certeza de uma viagem segura, é importante que todos esses cuidados em relação a cada componente da motocicleta sejam observados e que o motociclista leve consigo um kit extra, composto de jogo básico de ferramentas, câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira para o caso de qualquer imprevisto. É importante lembrar que, sempre que surgirem dúvidas, o melhor a fazer é consultar o Manual do Proprietário ou a rede de concessionárias Honda.

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