30/01/2020 - Honda planeja iniciar as vendas do modelo “BENLY e: Series”, scooters elétricas para uso comercial


A Honda Motor Co., Ltd. anunciou planos para iniciar as vendas da BENLY e: Series, modelos de scooters elétricas para uso comercial, no Japão, em abril de 2020. Desenvolvido com o conceito de “Business e: a scooter perfeita para serviços de entregas diárias”, a Benly e: Series é equipada com um sistema elétrico compacto que se encaixa em uma estrutura de fácil manuseio, necessária para os modelos de scooters usadas para vários tipos de serviços de entrega no Japão.

A Honda continuará contribuindo para a concretização de um ambiente mais silencioso e limpo para a vida diária das pessoas, popularizando os modelos ambientalmente responsáveis de motocicletas e scooters elétricas como produtos de mobilidade urbana para a vida cotidiana.

Os modelos BENLY e: foram desenvolvidos como scooters elétricas de uso comercial, considerando a facilidade de uso em vários serviços de coleta e entrega, como jornais e serviços de entrega de encomendas. Por exemplo, os modelos BENLY e: apresentam um bagageiro traseiro grande e plano que facilita o carregamento dos itens que serão entregues. Uma função de assistência à ré foi adotada para aumentar a conveniência do usuário, caso a scooter precise ser virada na direção oposta, em um espaço estreito ou uma superfície inclinada.

A BENLY e: Series consiste em quatro modelos: o BENLY e: I, classificado na Categoria 1 - motocicletas com cilindrada inferior ou igual a 50 cc ou motor elétrico com potência nominal inferior a 0,6 kW. O BENLY e: II, classificado na Categoria 2 - motocicletas com cilindrada entre 50cc a 125cc, e motor elétrico com potência nominal inferior a 1,0 kW.

Os modelos BENLY e: I Pro e BENLY e : II Pro, que são inspirados em seus respectivos modelos, apresentam amplo cesto dianteiro bagageiro traseiro , além de protetores de mão e um sistema de freio com acionamento no pé como equipamento original.

Os modelos BENLY e: são alimentados por duas unidades do Honda Mobile Power Pack (MPP), bateria portátil e de fácil manuseio. Além do excelente desempenho ambiental, que pode ser alcançado com produtos de mobilidade elétrica limpos e silenciosos, que não emitem CO2 em uso, os modelos BENLY e: demonstram um desempenho suave e potente nas partidas e em subidas, mesmo ao transportar carga, aproveitando as características únicas do motor, que gera amplo torque, mesmo a partir de uma baixa rotação.

Além disso, incluindo o efeito das atuais tecnologias de controle condução, desenvolvidas em busca de alta eficiência, a autonomia por carga atingiu 87 km (a 30 km/h em uma estrada plana) para BENLY e: I e BENLY e: I Pro. Já os modelos BENLY e: II e BENLY e: II Pro atingiram 43 km (em 60 km/h em uma estrada plana).

Plano de venda: 200 unidades

Sistema EV

- BENLY e: os modelos são equipados com um sistema elétrico de 96V que conecta serialmente duas baterias Mobile Mobile Power Pack (MPPs) de 48V de alta densidade de íons de lítio e alta densidade de energia.

- Dois MPPs são posicionados lado a lado quando vistos pela frente da scooter (em paralelo com a direção em que a scooter se move). O usuário pode anexar e desanexar dois MPPs em conjunto usando uma alça. Essa estrutura do mecanismo de conexão/desconexão do MPP tornou possível posicionar dois MPPs um ao lado do outro, o que contribuiu para sistema elétrico compacto que se encaixa em uma carroceria de fácil manuseio.

- Para carregar os MPPs, o usuário desconecta os MPPs da scooter e os conecta individualmente ao carregador conectado a uma tomada externa. De um estado completamente descarregado, o MPP pode ser totalmente carregado em aproximadamente 4 horas.

- O motor é unificado fixando o estator e o rotor dentro da caixa e da tampa de alumínio. O motor pode ser conectado/desconectado como uma unidade, aumentando a facilidade de manutenção.

- A função de assistência à ré, que contribui para a facilidade de manuseio, entra em ação quando o motociclista pressiona a chave de ré e a chave de partida enquanto a scooter está parada.

Sistemas de freio

- Quanto ao sistema de freio, os modelos BENLY e: apresentam o sistema de frenagem CBS (sigla em inglês para Combined Braking System) da Honda, que combina as forças de frenagem dianteira e traseira para alcançar uma frenagem mais eficiente. O recém-desenvolvido CBS projetado para um sistema de freio com acionamento no pé foi adotado para o BENLY e: I Pro e o BENLY e: II Pro.

- Os modelos BENLY e: também possuem um mecanismo de trava do freio, útil ao estacionar e parar a scooter. O BENLY e: I e o BENLY e: II continuarão aplicando os freios dianteiro e traseiro quando o motociclista acionar a alavanca de trava do freio dianteiro/traseiro localizada na frente das alavancas do freio direito e esquerdo. Para o BENLY e: I Pro e BENLY e: II Pro, o motociclista aciona a função de trava do freio usando a alavanca de trava do freio dianteiro localizada na frente da alavanca de freio direita e o botão da trava do freio traseiro.

Fonte: https://www.honda.com.br/noticias/honda-planeja-iniciar-vendas-do-modelo-benly-e-series-scooters-eletricas-para-uso